Workshop – Da Ideia à Exposição

como desenvolver um projeto fotográfico, planificar e realizar uma exposição

workshopprojectos_site01

dia 17 de dezembro das 11 às 13 e das 14 às 17.30

Local – APAF – Lisboa

Inscrição 55 euros (grátis para sócios mediante inscrição prévia, 40 euros para alunos e ex-alunos da APAF)

Para efetuar a sua inscrição deve efetuar a transferência do valor do Workshop para o IBAN PT50001800000813512500178 / NIB 001800000813512500178 e enviar-nos o respetivo comprovativo juntamente com a indicação do nome, morada, telefone e número de contribuinte para emissão de fatura, para secretaria.apaf@gmail.com

Da Ideia à Exposição é um workshop tem por objetivo dar aos formandos um conjunto de competências essenciais para o desenvolvimento de um projeto fotográfico individual ou coletivo, tendo sempre presente que, hoje, desenvolver um projeto fotográfico é algo que deve ser pensado, e que realizar uma exposição é muito mais do que reunir numa sala um conjunto de fotografias do qual se gosta. Serão abordadas algumas estratégias e técnicas de desenvolvimento da linguagem visual contemporâneas e  de criação de histórias com base em temas que conduzam a uma noção de corpo de um projeto.

Sendo a primeira parte do workshop destinada à abordagem do Projeto Fotográfico, a segunda parte visa olhar para a exposição como o culminar do Projeto e como forma de adquirir visibilidade artística. Constituído por 4 sessões, neste workshop serão referidas as estratégias de produção de uma exposição, serão abordadas questões relacionadas com a definição de critérios estéticos, aspetos económicos e práticos relacionados com a montagem de uma exposição e sua divulgação. No final, com situações reais em desenvolvimento ou com situações simuladas, os formandos deverão elaborar um texto curricular individual, um press-release, uma folha de sala e um wall-text, assuntos que serão motivo de debate, de forma a evitar alguns erros mais frequentes. Com o conjunto de exemplos apresentados, os formandos serão sensibilizados para alguns aspetos que devem merecer a sua atenção quando visitam uma exposição.

Este workshop é destinado a fotógrafos, gestores culturais, futuros curadores e artistas em geral.

Formador – António Lopes (Licenciatura e Mestrado em História Contemporânea, Doutorando em História Contemporânea, Fotógrafo profissional desde 1992, Responsável pedagógico da APAF – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, Curso de Formação de Formadores do IEFP, Professor de Fotografia, História e História de Arte, Conferencista nas áreas da História e da Fotografia, Autor de diversos artigos sobre as temáticas da História e da Fotografia, Crítico de Arte e curador de diversas exposições).

Programa:

1 – O projeto fotográfico

1.1 – O portefólio e o curriculum. Pensar global – a exposição dentro e fora do país;

1.2 – Dialogar com as nossas imagens. Enumeração das questões que podem bloquear o nosso processo criativo. Forças e fraquezas do projeto. Planificação do projeto.

1.3 – A abordagem técnica, estética e de pesquisa;

1.4 – Definição de objetivos e retorno artístico;

1.5 – A importância do nome do projeto. O projeto e o conceito. Estratégias de trabalho;

1.5 – Questões de financiamento do projeto. A apresentação de propostas a mecenas e patrocinadores. Trabalhar com diferentes orçamentos;

1.6 – A preparação de uma exposição, a exposição e após ela na relação com os patrocinadores.

1.7 – Públicos e imagem. Questões de mercado.

2 – A exposição

2.1 – Organizar a exposição. Tipos de exposição;

2.2 – Galerias e espaços não comerciais. Alternativas expositivas.

2.3 – A seleção das imagens e o discurso artístico a adotar;

2.4 – O que não fazer;

2.5 – A preparação do local. Criação do projeto expositivo. Circuito e ritmo expositivo. O contar de uma história. Imagens e escala. Barreiras arquitetónicas;

2.6 – O papel do curador.

2.7 – Impressão laboratorial e iluminação;

2.8 – Escala e suporte. Uso de moldura ou outros materiais. Porquê?

2.9 – A apresentação das imagens e o recurso a elementos comunicativos. Catálogos e foto-livros. A auto-edição;

2.10 – Press-releases e divulgação da exposição;

2.11 – Audiências/visitantes.

3 – Ensaios individuais e Debate final