Curso de verão para jovens – Lisboa

 

Captura de tela 2016-05-30 às 19.14.53

próxima edição junho de 2019

horário das 10 às 13 horas

inscrição para público em geral: – 130.00 euros (120.00 para familiares de associados)

O número de alunos por cada grupo de trabalho é limitado.

Para fazer a sua inscrição deve efetuar a transferência do valor do curso para o IBAN PT50001800000813512500178 / NIB 001800000813512500178 (Santander) e enviar-nos o respectivo comprovativo juntamente com a indicação do nome (do formando e do encarregado de educação), qual das opções de formação/datas, morada, telefone e número de contribuinte para emissão de fatura, para secretaria.apaf@gmail.com

CURSO DE INICIAÇÃO À FOTOGRAFIA (12/16 ANOS) 

Que tal aprender a mexer numa máquina fotográfica? Que tal fotografar outras pessoas sabendo que a luz faz toda a diferença numa fotografia? E como devo fotografar aquelas férias com a família? O que se deve fazer (ou não fazer) quando se pretende colocar as fotos nas redes sociais?

Vivemos numa sociedade em que a disseminação dos dispositivos que permitem tirar fotos é muito vasta e muito diversificada. Neste curso, os nossos jovens participantes entram em contacto com noções básicas sobre fotografia. Aprendem conceitos e técnicas simples, que permitem melhorar as suas fotografias. Pretende-se despertar em cada um, um olhar fotográfico.

– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

ANO LETIVO DE 2017 / 2018

Noções básicas de composição e de educação visual. Medição de luz, efeitos decorrentes da profundidade de campo, congelamento/arrastamento, escolha de sensibilidades e ISO adequados a cada situação, são alguns dos conhecimentos que serão transmitidos ao longo das sessões. Com uma vertente maioritariamente prática o curso irá debruçar-se sobre áreas como a Fotografia de Retrato e Objectos, Fotografia de Rua, Monumentos e Espaços Verdes.

Em todas as aulas vai haver um pequeno debate das imagens resultantes do dia. No final, as fotografias tiradas durante o curso ficarão na posse dos jovens fotógrafos. Neste curso é necessário levar uma máquina digital de qualquer modelo.

Fotografia de Natureza: vamos iniciar os formandos nas técnicas de fotografia de natureza abordando a medição de luz, velocidades, escolha de sensibilidade, profundidade de campo, entre outros conceitos técnicos tendo como base a componente estética de uma imagem e o enquadramento.

Macrofotografia: nesta técnica fotografam-se normalmente elementos naturais, como flores e pequenos insectos de forma a serem retratados muito aproximados, ocupando a maioria do enquadramento. Para além da técnica necessária, vamos abordar alguns truques para aperfeiçoar a captação destas imagens.

No final do curso os alunos irão também participar num PediFoto e colocar em prática os conhecimentos adquiridos, seguido de uma discussão de imagens detalhada no último dia, onde será também aborda a utilização das redes sociais, o uso de telemóveis para fotografar entre outros assuntos.

 

Formadores

Sandra Osório e António Lopes

 

Anúncios