Estética e educação visual (on-line)

FEVEREIRO DE 2021 

aulas de 1 a 6 de fevereiro de 2021 –  das 17 às 17.45 h

inscrições até 30 de janeiro às 19 horas

duração 4,5 horas – valor 75 euros

Para fazer a sua inscrição deve efetuar a transferência do valor do curso para o IBAN PT50001800000813512500178 / NIB 001800000813512500178 (Santander) e enviar-nos o respectivo comprovativo juntamente com a indicação do nome, horário, morada, telefone e número de contribuinte para emissão de fatura, para secretaria.apaf@gmail.com

Este curso é destinado a todos quantos querem começar a olhar para a fotografia ou para outras formas de expressão visual compreendendo as questões relacionadas com a composição.

Não se falará só de fotografia, mas os alunos serão motivados a relacionarem a fotografia enquanto imagem com outras formas de expressão artística, visando uma mais completa educação do olhar, sendo por isso abordadas questões relacionadas com a história de arte, pintura e composição na fotografia, esta vista quer na sua componente mais clássica, pela abordagem de algumas regras, quer mais contemporânea, pela quebra dessas mesmas regras e pela análise e debate dos trabalhos de alguns fotógrafos. A ideia subjacente a este bloco é a abrangência do olhar, a par com a ideia de que poderemos melhorar as imagens produzidas pelo estudo e reflexão sobre a composição.

Destinatários

Público em geral, com qualquer tipo de máquina.

Certificado

É atribuído aos formandos um certificado de frequência.

Conteúdo programático

1 – Gosto e qualidade.

2 – Composição Clássica. Regras da Composição Clássica na Arte, nomeadamente na pintura, desenho e fotografia. As relações com outras formas de expressão artística. Enquadramento, luz, momento certo, textura, escala, ponto de vista, pontos dominantes, sentido de leitura, regra dos terços, pontos de quebra. Elementos prejudiciais na composição, as noções de espaço, calma, dinamismo e equilíbrio/desequilíbrio.

3 – Como analisar uma imagem. Como olhar para uma exposição.

4 – Novas linguagens da fotografia. A fotografia contemporânea. Tema, conceito e escala.

5 – Análise e debate de trabalhos de fotógrafos.