Festival de Fotografia de Avintes

Fotografia de Clara Azevedo

A partir do próximo dia 30 de abril e até 30 de maio, decorre o Festival Internacional de Fotografia de Avintes. Com um novo figurino este ano, refletindo novos olhares sobre a fotografia e num sentido de maior contemporaneidade, a edição deste ano conta com espaços expositivos em Avintes, Vilar de Andorinho, Lourosa e Castelo de Paiva. A direção do Festival é de Pereira Lopes e a curadoria de Alice WR.

São 20 exposições com 42 autoras de 9 países: Arménia, Austrália, Cabo Verde, Espanha, Marrocos, Finlândia, Grécia, Estónia e Portugal, com uma abordagem exclusiva da fotografia feita por mulheres.  Destaque para o facto de pela primeira vez haver um conjunto de atividades on-line, nomeadamente conversas e workshops, e para o ênfase colocado na vertente formativa.

Fotografia de Queila Fernandes

O Instantes vai já na sua 8ª edição, no entanto gostaríamos de chamar à atenção para a programação deste ano. Na realidade, este ano, o Festival apresenta uma programação mais uniforme que em anos anteriores, que vivia também de abordagens mais dispersas e mais datadas em termos de imagens. A primeira coisa que nos salta à vista nesta edição são olhares mais contemporâneos, mais de acordo com novos caminhos trilhados na fotografia hoje. E também um olhar mais abrangente em termos internacionais, o que não deixa de ser significativo. É ainda um momento de transição, espera-se. Mas é o caminho da afirmação do Festival, assim ele consiga ultrapassar as contingências que o limitam e tenha uma equipa que reflita e prepare a edição seguinte.

Pode ver a programação do 8º Festival Internacional de Fotografia de Avintes aqui.  

Fotografia de Susana Moreira
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.