Sobre o Silêncio, de António Bracons

Por iniciativa da Associação fotografARTE, de Cantanhede,  foi ontem apresentado em sessão no youtube o livro Sobre o Silêncio, de António Bracons. A sessão, que contou com a colaboração de José Soudo, começou com a apresentação física da obra e com a abordagem que o autor fez à questão do silêncio, nomeadamente no ato de fotografar. Foi uma apresentação culturalmente elevada e que aquela associação realiza mensalmente.

Sobre o Silêncio é um livro muito pensado, e sentido principalmente, com um conjunto de paisagens e de espaços religiosos onde se sente o silêncio e o isolamento, ou como escreve o autor com fotografias que “evocam o silêncio: a sua essência, o seu espaço, o seu acolhimento”. Mas é também um livro que, como o autor referiu, nos permite ver para além das imagens. E é um livro fotograficamente pedagógico, já que nos permite refletir sobre a fotografia e o ato de fotografar, ou sobre o consumismo de imagens que todos os dias nos invade e o ritmo de vida que adotamos.  

Fotografia António Bracons

É igualmente um livro que significou uma profunda reflexão do autor sobre silencio, ou de “uma relação com o mundo”, como Bracons escreve, e como de resto deve acontecer com qualquer projeto fotográfico, com interessantes opções gráficas de autoria de António Bracons e Susana Paiva, como o recurso a páginas em branco, pausas silenciosas no meio do silêncio.

O livro contém ainda dois textos, interessantes porque refletem de forma madura a fotografia e a cultura fotográfica do autor. Os textos estão separados das imagens de forma a não competirem com estas, que traduzem ambientes serenos e silenciosos, locais onde o autor confessou ter vivido experiências de silêncio transpondo-as para a fotografia.

Em suma, é um livro de fotografia, ou de poesia como referiu José Soudo, onde as imagens são fotografias do mais íntimo de António Bracons.

Recorde-se ainda que António Bracons é autor do blogue Fascínio da Fotografia, um espaço iniciado em 2014, que pretende ser um local de divulgação da fotografia portuguesa.

Deixamos aqui os links para a Associação fotografARTE

https://www.facebook.com/associacaofotografARTE/

e para o Fascínio da Fotografia

https://fasciniodafotografia.wordpress.com/

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.