Terra de sonhos, de Cristina Garcia Rodero, em Cascais

Fotografia Cristina Garcia Rodero

Em Cascais, no passeio D. Luís, está patente ao público a exposição Terra de sonhos, uma exposição ao ar livre que nos mostra um dos últimos trabalhos da fotógrafa Cristina Garcia Rodero (Puertollano, Ciudade Real, 1949), que já passou por Aveiro e pelo Porto, em 2019 e por Beja, no início deste ano. Infelizmente em Cascais, ao contrário do que aconteceu no Porto, pelo menos de que tenhamos conhecimento, a Câmara não está a realizar visitas guidas, o que teria muito interesse na divulgação do trabalho e do debate cultural em torno da fotografia. Organizada pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, a Fundação Vicente Ferrer e a Câmara Municipal de Cascais, no âmbito do programa “Arte na rua” da Fundação “la Caixa”, programa cujo objetivo é aproximar as pessoas da arte, fora do contexto habitual de sala.

Cristina Garcia Rodero é um dos grandes nomes da fotografia atual, destacando-se no fotojornalismo, tendo trabalhado para a agência Magnum e cobrindo vários conflitos militares, e na fotografia documental, abordando temas como este, num conjunto de 40 imagens sobre a situação da mulher numa Índia complexa, mais concretamente de Anantapur, no estado de Andhra Pradesh. Há muito que nos habituámos a ver no nosso país os seus trabalhos, por exemplo durante os Encontros de Fotografia de Coimbra nos anos 90, ou através de livros marcantes como España Oculta, Cristina Garcia Rodero, enveredou nos últimos anos por trabalhos de fundo, misto de documento e de objeto de reflexão social. O seu trabalho foi reconhecido pelo Estado espanhol e alvo de publicações várias um pouco por todo o mundo.

A organização destacou a imagem de Shirvani, uma menina de olhos tristes e assustados, que segura um saco de arroz para oferecer à família do seu noivo, o qual representa a crença de que naquele casamento não faltará comida.

O passeio D. Luís fica junto à esplanada dos pescadores, em frente à Câmara Municipal de Cascais e a exposição estará patente até dia 30 de setembro.

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.