Cursos de Fotografia na APAF

Captura de tela 2020-07-23 às 19.27.06

Fotografia de Rita Loureiro

Este ano, em agosto, a APAF estará a funcionar, ainda que em horário reduzido. vamos dar apoio aos projetos do Curso Avançado, manteremos as aulas do Curso de Iniciação pós-laboral no seu horário normal, e lançamos dois novos Cursos de Iniciação, um em horário diurno e outro em horário pós-laboral, ambos com início a 10 de agosto.

A nossa visão sobre um curso deste género é, em primeiro lugar, de um curso presencial. A nossa experiência diz-nos que muitas vezes há que identificar os comandos da máquina, localizados de forma diferente em diferentes marcas e modelos, ou interagir com os alunos, nomeadamente na componente estética, e isso só se consegue presencialmente.

Por outro lado, fazer um Curso de Fotografia é um momento repleto de emoções: de reflexão, porque nos obriga a pensar nas imagens que vemos e no porquê de serem boas ou más, de raciocínio porque nos obriga a associar ideias, a ter noção de como funcionam e onde se localizam os comandos de uma máquina, de expressividade porque pela imagem expressamos pensamentos e emoções, mensagens e conteúdos, e também de construção de nós próprios, obrigando-nos a saber transmitir uma ideia e pensar porque gostamos mais de retrato ou de paisagem, obrigando-nos a ter respeito pelos outros quando os fotografamos, ou de simplesmente compreender a arquitetura de um espaço ou a beleza de uma obra de arte. Um Curso de Fotografia é tudo isto e muito mais: saber medir a luz, escolher o ISO e o WB certos, enquadrar com precisão, entre outros aspetos. Acresce ainda que todos os trabalhos dos nossos alunos são analizados e discutidos, sendo também tarefa dos alunos aprender a selecionar as imagens que apresentam durante o curso, e claro, para além do curso.

A partir do próximo dia 10 de agosto, às segundas e quartas feiras, em horário diurno e pós-laboral vamos dar início a dois novos Cursos. Venha fazer fotografia! Ver aqui.

Esta entrada foi publicada em Formação APAF, Notícias. ligação permanente.