Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana, de Daniel Blaufuks

Captura de tela 2020-02-05 às 20.31.49

O fotógrafo e realizador Daniel Blaufuks vai apresentar amanhã, quinta feira, o seu filme Um Pouco Mais Pequeno que o Indiana, no Alvalade Cineclube, numa sessão que inclui a presença do fotografo. Diz-nos o Alvalade Cineclube que Daniel Blaufuks arranjou um velho mercedes e foi ver Portugal. O resultado é um documentário raro que o fotógrafo vem apresentar ao Alvalade Cineclube a 6 FEV. Que portugueses fomos? E que portugueses somos hoje?

Em Um Pouco Mais Pequeno Que o Indiana, Blaufuks mostra Portugal em 2004, pela janela de um carro e é explicado pelo fotógrafo como a paisagem que percorreu no “Portugal pós-Euro 2004, prestes a entrar no governo provisório de Santana Lopes“. “É um país parecido com a imagem que todos nós ainda temos da ‘nossa terra’, mas que já deixou de corresponder à realidade e é quase irreconhecível, como num postal (…) Foi esse pensamento que me levou a querer fazer este filme (…) A realidade superou as minhas expectativas e, sim, era isto que eu queria para o meu filme. O problema é que não era isto que eu queria para o meu país“.

O ‘road movie’, que não teve distribuição comercial e raramente é exibido em público e está integrada no ciclo “Ai Portugal Portugal”, que decorre no Alvalade Cineclube até junho, centrado na imagem que portugueses têm de si próprios no cinema. As sessões são de entrada livre e realizam-se no Centro Cívico Edmundo Pedro, a partir das 21:00.

Ver mais aqui.

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.