No Arquivo Fotográfico, em Lisboa

Captura de tela 2018-04-26 às 21.32.16

Fotografia Pauliana Valente Pimentel

O Arquivo fotográfico, em Lisboa, apresenta este mês diversas atividades: a 15 de novembro termina a imagem contextualizada que traz a público os trabalhos dos jovens estudantes de fotografia Anita Marante, Francisca Soares, Juliana Campos, Rita Leite e Sebastião Costa, que expõem Around what is almost not happening, Paisagem-memória, Entropia, Luz Oblíqua e 2BTITLED, respetivamente.

Entretanto continua patente a exposição de Pauliana Valente Pimentel, O Narcisismo das pequenas diferenças, a qual apresenta nesta série de fotografias uma narrativa visual centrada na vivência de alguns jovens açorianos. A temática dominante é o território insular, com preponderância nos comportamentos, na procura do belo e nas múltiplas situações do quotidiano onde se abordam conceitos como diferença, tolerância ou transgressão. Diz-nos a autora que “esta série pretende retratar a juventude de S. Miguel nos Açores, no seu contexto social e paisagístico. Este tipo de abordagem vai de encontro ao que eu tenho vindo a desenvolver nos últimos anos – “Jovens de Atenas”(2012), “The Passenger”(2014), “Behaviour of Being” (2105), “Quel Pedra”(2016). Interessa-me a questão insular, perceber como se move a juventude, que tipo de grupos existem, o tipo de abertura e liberdade que têm e como se manifesta”.

No seu 10º aniversário, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa irá decorrer uma vez mais nas instalações da rua da Palma. Este ano a organização  apresenta algo diferente das edições anteriores, apostando numa reflexão sobre os últimos 10 anos  da Feira. A iniciativa que irá decorrer nos dias 29 e 30 de novembro, entre as 17h00 e as 21h00 de sexta-feira e as 10h00 e 21h00 de sábado, contará assim com mesas redondas e debates, exposições de maquetas e workshops.

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.