Coimbra, uma cidade de fotografia

Colombia, (RE)NAITRE

© Catalina Martin-Chico 

Neste mês de abril e até junho Coimbra vai concentrar as atenções dos apaixonados pela fotografia. No ano em que assinala o 10º aniversário, o PRÉMIO ESTAÇÃO IMAGEM tem palco em Coimbra pela segunda vez consecutiva, animando a cidade com o concurso e o festival de fotojornalismo que lhe está associado.

A decorrer entre 23 de Abril e 21 de Junho e tendo a Câmara Municipal como entidade co-organizadora, o festival contempla um largo programa de exposições, projeções de documentários, conferências e oficinas, que, a par do único concurso da Península Ibérica dedicado ao fotojornalismo, afirmam a cidade como referência internacional no panorama da fotografia. Existirá também um “mercado” do livro de fotografia que se afigura com bastante interesse.

O anúncio dos vencedores e entrega de prémios terá lugar numa cerimónia a decorrer no dia 27 de Abril, no Convento de S. Francisco, com a presença de todos membros do júri internacional.

Moçambique, Beira, Ciclone Idai.

© Luís Barra

Distribuídas pelos espaços Sala Cidade, Convento São Francisco, Casa Municipal da Cultura, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha,  Centro Cultural Penedo da Saudade e Teatro Académico Gil Vicente, as exposições vão ter visitas guiadas pelos autores entre os dias 25 e 27 de Abril.

De entre as várias exposições, podemos já destacar Resistir ao Idai, presente no Centro Cultural Penedo da Saudade, uma exposição que tem como tema a recente tempestade que assolou Moçambique, com imagens de António Silva, Daniel Rocha, Luís Barra, Leonel de Castro, André Catueira, Miguel Lopes, Tiago Petinga, Tiago Miranda e João Porfírio. Big Food é outra das exposições apresentadas cujo autor, George Steinmtz aborda a questão da produção agrícola massificada, por vezes pondo em causa o equilíbrio ecológico do planeta, e que é apresentada na Sala da Cidade. Outras exposições ainda merecem-nos referencia como Iémen, uma guerra escondida de Véronique de Viguerie, Colômbia, de Catalina Martin-Chico, Crinabel – dentro e fora de palco, de Paulo Pimenta, Belcanto, de António Pedro Ferreira, ou Saudade, de Bruno Silva.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.