Cursos de fotografia na APAF

Captura de tela 2015-07-15 às 15.56.02

A propósito do próximo Curso de Iniciação à Fotografia, a iniciar dia 1 de abril, chegam-nos às vezes questões que são importantes esclarecer porque mostram não apenas as características da APAF em termos de formação e de entendimento sobre a forma de aprender e fazer fotografia, como também aquela que entendemos ser a forma mais sólida de aprendizagem.

Aprender fotografia implica uma aprendizagem estruturada, como alás qualquer Saber. Por isso achamos que para quem começa do zero há que começar por uma formação geral de iniciação que dê as bases e não por uma ação específica, tipo workshop, só porque é mais rápida ou por qualquer outra razão. Claro que o Saber implica tempo, para aprender e para absorver. Exige abertura de espírito. Por isso também fazemos grupos pequenos, onde o aluno é acompanhado de perto, sendo a matéria conduzida em função do ritmo dos alunos. Mais do que cumprir calendário, queremos que os nossos alunos terminem a sua formação a saberem fotografar. Por isso também os nossos cursos não se restringem a conhecer a localização dos botões da máquina e se alargam a saber olhar e a saber expressar-se visualmente.

Fazer um Curso de Fotografia é um momento repleto de emoções: de reflexão, porque nos obriga a pensar nas imagens que vemos e no porquê de serem boas ou más, de raciocínio porque nos obriga a associar ideias, a ter noção de como funcionam e onde se localizam os comandos de uma máquina, de expressividade porque pela imagem expressamos pensamentos e emoções, mensagens e conteúdos, e também de construção de nós próprios, obrigando-nos a saber transmitir uma ideia e pensar porque gostamos mais de retrato ou de paisagem, obrigando-nos a ter respeito pelos outros quando os fotografamos, ou de simplesmente compreender a arquitetura de um espaço ou a beleza de uma obra de arte. Um Curso de Fotografia é tudo isto e muito mais: saber medir a luz, escolher o ISO e o WB certos, enquadrar com precisão, entre outros aspetos.

Esta entrada foi publicada em Formação APAF, Notícias. ligação permanente.