Narrativas Fotográficas do Intendente

pauliana

Fotografia Pauliana Valente Pimentel

A partir de 30 de janeiro pode ver na Casa Independente, no Intendente, em Lisboa, Narrativas Fotográficas do Intendente, uma exposição de fotografia consequência do workshop com o mesmo nome orientado pela fotografa Pauliana Valente Pimentel.

Diz-nos a apresentação da exposição que “o Intendente, bairro histórico lisboeta, foi sempre uma zona popular de comércio, onde o espaço público é intensamente vivido. Este bairro sempre sofreu muitas conotações negativas, com problemáticas ligadas à prostituição, ao tráfico e ao consumo de droga e às sucessivas vagas de imigração. Hoje o processo de transformação deste bairro é muito rápido, em parte devido ao plano urbano implementado pelas politicas públicas, que pretendem revitalizar o tecido urbano e social desta zona.” O workshop, ainda segundo a apresentação, levou os alunos a explorar o Intendente durante dez dias nas suas variadas vertentes, os habitantes, a dinâmica de rua, o comércio local, o dia e a noite, de forma a criar um projecto pessoal de acordo com a visão de cada um.

A exposição tem ainda imagens de Ana Paganini, Margot Rident e Julie Calabrese. As pessoas, num retrato da vivência do bairro, o ecletismo dos seus habitantes, os ambientes, o comércio e os serviços existentes no bairro, são-nos apresentados em conjunto com a cumplicidade dos olhares e a riqueza e a diversidade cultural do bairro.

 

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.