Da comunidade piscatória à comunidade turística, de Hermano Noronha e Pepe Brix

Captura de tela 2018-06-08 às 17.50.41

Fotografia Hermano Noronha/Pepe Brix, da série Da comunidade piscatória à comunidade turística

Hermano Noronha e Pepe Brix, dois fotógrafos com raízes açorianas, encontram-se a desenvolver um interessante projeto que encontramos hoje no youtube: Da comunidade piscatória à comunidade turística. Centrado em Quarteira, no Algarve, este projeto foi iniciado em 2017 e é agora ali exposto numa organização da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Hermano Noronha fotografa desde 1990 sendo pós-graduado em Fotografia. Participou no Projeto Atlântico Arte Digital, no “Entre-Margens”, tendo em 2014 obtido uma bolsa da Estação Imagem/Mora. Coordenador de várias residências artísticas já realizou diversas exposições em Portugal e no estrangeiro.

Captura de tela 2018-06-08 às 17.49.45

Fotografia Hermano Noronha/Pepe Brix, da série Da comunidade piscatória à comunidade turística

Por seu turno, Pepe Brix tem feito um vasto trabalho de recolha cultural, etnográfica e paisagística, sendo de destacar a sua última exposição na Galeria Manifesto, em Matosinhos, que terminou em maio passado, e Código Postal A2053, realizada no Museu da Indústria Beleeira, em São Roque do Pico, que ali está patente até final de agosto e onde retrata a vida a bordo dos bacalhoeiros portuguesas a operar na Terra Nova. Esta exposição, que passou por Lisboa, é bem o espelho do seu trabalho, espalhado por várias partes do mundo e onde se destaca a sua colaboração com a national Geographic.

Captura de tela 2018-06-08 às 17.48.58

Fotografia Hermano Noronha/Pepe Brix, da série Da comunidade piscatória à comunidade turística

Entretanto, vale a pena ver Da comunidade piscatória à comunidade turística, um conjunto de imagens onde impera a modernidade do olhar, a coerência estética junta com uma certa irreverência e a compreensão de uma realidade local. Em https://www.youtube.com/watch?v=4FeweRMUOF8&feature=share

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.