A Coleção de Fotografia do Novo Banco em Coimbra

Captura de tela 2018-02-01 às 18.10.56

A Coleção de Fotografia do Novo Banco, iniciada em 2004 e parte das coleções de arte do ex-BES, deverá ficar depositada no Convento de S. Francisco, em Coimbra. Ainda que a decisão não seja definitiva, tudo aponta nesse sentido a crer nas palavras do Primeiro Ministro António Costa, em cerimónia realizada há dias no Museu dos Coches, em Lisboa.

Esta iniciativa, fruto de um protocolo entre o Novo Banco e a Direção Geral do Património Cultural, visa abrir à fruição pública o património artístico oriundo do BES pela via da cedência, depósito ou outras formas e com base em parcerias com museus e outras instituições de caráter cultural.

Recorde-se que integram esta Coleção nomes incontornáveis da fotografia contemporânea, internacional e nacional, num total de mais de um milhar de obras de 280 artistas de 38 nacionalidades. Entre os nomes que integram esta coleçãoo destacam-se Jeff Wall, Cindy Sherman, Robert Frank, Thomas Struth, Cândida Hofer ou Nan Goldin, assim como Gérard Castello-Lopes, João Tabarra, Jorge Molder, Paulo Nozolino, Helena Almeida, entre muitos outros. Apresentando um panorama alargado da fotografia contemporânea, é das mais importantes coleções corporativas a nível internacional.

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.