Planta Espelho de José Pedro Cortes

Captura de tela 2018-01-22 às 17.35.39

No próximo dia 26, às 22 horas é inaugurada no espaço da Galeria Francisco Fino em Marvila, a exposição Planta Espelho de José Pedro Cortes.

Diz-nos a informação publicada que “Planta Espelho reúne 25 fotografias recentes de territórios tão distintos como Dubai, Tóquio, Algarve ou Lisboa, num ensaio sobre um mundo instável e belo em constante mutação, enunciando que nunca se deve deixar de aprender a olhar de novo para o conhecido.

Planta Espelho compõe ainda uma realidade suspensa que resulta do confronto entre imagens com origem numa prática de estúdio e observações resultantes das viagens de José Pedro Cortes” onde se tem presente a arquitetura, a vegetação ou o corpo humano “para reflectir sobre a relação entre um mundo de energias híbridas: uma força fabricada e feita de artefactos, criada pelo homem; e uma outra, natural e livre deste impulso de controlo do sujeito. 

Com alusões às ideias de limites e fronteiras, as fotografias de José Pedro Cortes mostram-nos, entre outros, o confronto entre a paisagem natural e a paisagem construída, ou a relação do estudo do corpo no estúdio com a evidência do esforço físico sentida nas pernas de corredoras de atletismo. É neste diálogo de tensão e dicotómico, que Cortes reforça uma das questões principais do seu trabalho: num mundo em constante transitoriedade como é que criamos um discurso sobre a matéria e a forma do nosso tempo?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.