Mário Cruz, ontem em Algés

Captura de tela 2017-09-22 às 19.17.57

Decorreu ontem no Palácio Anjos, em Algés, mais uma edição do “Clique 2.0. Falar, Ver e Fazer Fotografia”, desta vez com o fotógrafo Mário Cruz. Esta iniciativa, interessante sob o ponto de vista formativo para todos quanto gostam de fotografia, coincide com a publicação do roteiro Trinta Dias da Câmara Municipal de Oeiras.

Mário Cruz, fotógrafo premiado nacional e internacionalmente, brindou o público com uma apresentação do seu trabalho, quer enquanto fotógrafo da agência Lusa, quer enquanto autor de vários projetos pessoais. Se há algo a destacar desta apresentação é a postura do fotógrafo, preocupado com as pessoas que fotografa, pedagógico para quem chega à fotografia e tem uma máquina nas mãos, no que se inclui o sentido ético, a franqueza do discurso e a cultura fotográfica. Quando Mário Cruz alertou para as dificuldades de cada um em encontrar a sua linguagem visual, ou sublinhou o lado humano da fotografia e a sua escolha assumida por temas relacionados com os Direitos Humanos ou, como referiu, por “histórias escondidas”, em Portugal ou no estrangeiro, a conferência assumiu um papel ricamente formativo para todos os presentes.

A iniciativa, leva àquele espaço fotógrafos que vão falar do seu trabalho e da fotografia em geral. Ontem, perante uma sala cheia, Mário Cruz provou que um trabalho fotográfico apaixonado permite a um fotógrafo continuar a sonhar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.