Cascais afirma-se na cultura e nas artes

Captura de tela 2017-07-04 às 15.40.16

Em Cascais surge a Cátedra Cascais interartes – Cascais, crossroad of the arts, numa iniciativa da Fundação D. Luís I e tendo como objecto de intervenção o Município de Cascais, numa lógica de referenciação cultural e artística, da qual é incontornável a concepção de Bairro dos Museus.

Numa perspectiva inovadora e relevante no quadro dos estudos literários e artísticos contemporâneos, a Cátedra entende como sua natureza e missão o aprofundamento de investigação sobre estes autores numa dimensão comparatista, de diálogo interartes, e de encontro com obras de outros criadores.

A Cátedra assume, deste modo, como missão promover e apoiar iniciativas que visem contribuir para a divulgação de Branquinho da Fonseca, David Mourão Ferreira, Herberto Helder e Ruben A., cujas obras se caracterizam por um cosmopolitismo e por uma urbanidade indissociáveis da forma como nelas são convocadas outras expressões artísticas.

Ainda numa iniciativa da Câmara Municipal de Cascais a Vila da Parede vai ser dotada de um polo cultural de grande importância, com a entrada em pleno funcionamento da Casa Reynaldo dos Santos e Irene Quilhó dos Santos, que consagrará a investigação, a divulgação e a caracterização   dos espólios de eminentes figuras da contemporaneidade doados ao Município de Cascais e finalmente disponíveis para fruição pública.

A Casa refletirá contribuições em áreas tão diversas como história de arte, ourivesaria, gravura, teatro, etc. Acolhendo investigadores e organizando encontros em que possam ser discutidas problemáticas relacionadas com experiências do século XX estudadas à luz das esperanças partilhadas no século XXI, estarão lançadas as bases do que poderá ser globalmente denominado por Conferências da Parede, um fórum que atrairá a esta zona do Concelho de Cascais, alguns dos mais conceituados especialistas portugueses e estrangeiros das comunidades científica, artística ou literária.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.