Curso de Iniciação à Fotografia

Captura de tela 2016-07-07 às 15.03.55

Com este Curso pretende-se que os alunos dominem as potencialidades da sua máquina e conheçam a fotografia enquanto forma de expressão artística. Por isso o Curso é constituído por aulas teóricas e práticas, havendo ainda lugar à realização de exercícios determinados segundo orientações específicas. Fazemos por traduzir a paixão pela fotografia na expressão e na comunicação de sentimentos e mensagens, usando a técnica e a composição como auxiliares. Os nossos Cursos dirigem-se a quem vê a fotografia como um momento de prazer, de partilha da beleza e de procura em fazer melhor.

Da matéria a lecionar destaca-se a máquina e os seus comandos, a medição de luz e os efeitos decorrentes da profundidade de campo, congelamento/arrastamento, panorâmicas, escolha de sensibilidades e ISO adequados a cada situação. Pretende-se que os alunos se sintam à vontade a trabalhar com a sua máquina em quaisquer situações, seja de dia ou de noite, com luz natural ou flash.

Nesta ação de formação os formandos têm uma profunda abordagem à componente estética da fotografia, o que nem sempre é comum. Não se falará só de fotografia, mas os alunos serão motivados a relacionarem a fotografia enquanto imagem com outras formas de expressão artística, visando uma mais completa educação do olhar, sendo por isso abordadas questões relacionadas com a história de arte, pintura e composição na fotografia, esta vista quer na sua componente mais clássica, pela abordagem de algumas regras, quer mais contemporânea, pela quebra dessas mesmas regras e pela análise e debate dos trabalhos de alguns fotógrafos. A ideia subjacente a este bloco é a abrangência do olhar, a par com a ideia de que poderemos melhorar as imagens produzidas pelo estudo e reflexão sobre a composição.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Formação APAF, Notícias. ligação permanente.