Caught in Nets, de Cláudia Florêncio e Emma Bjorkvik

captura-de-tela-2016-12-13-as-13-44-29

Na Biblioteca dos Coruchéus, em Lisboa, até ao final do mês, está patente a exposição Caught in Nets, de Cláudia Florêncio e Emma Bjorkvik. Cláudia Florêncio, que atualmente integra também o Coletivo (de fotografia) Fragma, foi aluna da APAF e reside atualmente em Estocolmo, na Suécia.

Todo o trabalho gira em torno da atividade pesqueira. Diz-nos a folha de sala que “este projecto retrata a situação na vila piscatória de Kalix, no Norte da Suécia, onde existe uma das empresas mais conceituadas e que fornece o caviar à família Real Sueca. Os pescadores desta vila dedicam-se principalmente à captura de coregono branco (Coregonus albula) devido às suas preciosas ovas.

Nesta região a população de pescadores está a envelhecer e os jovens que querem tornar-se pescadores têm muita dificuldade em começar o seu negócio. Esta região enfrentou também um declínio nos stocks. No entanto, devido à implementação de várias medidas de conservação do coregono branco a situação melhorou. Hoje as indústrias desta região prosperam, tendo sido possível atingir um equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental.

As imagens dão a conhecer os métodos utilizados para capturar as espécies alvo e esta zona do mar Báltico, no outono e no inverno, onde existem várias ilhas cujas vilas são maioritariamente habitadas por pescadores. No inverno, estas vilas encontram-se praticamente inabitadas por­que a superfície do mar congela tornando a pesca difícil, se não impossível. Como tal, a pesca limita-se a apenas a alguns meses do ano, nomeadamente durante o outono”.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.