Na Barbado Gallery, em Lisboa

captura-de-tela-2016-11-21-as-16-11-15

A Barbado Gallery inaugura no próximo dia, 30 pelas 21 horas, a exposição Roger Ballen – the theater of apparitions. Diz-nos o press release que The Theater of Apparitions é o novo trabalho de Roger Ballen (Nova Iorque, 1950).

Com uma carreira de quatro décadas, Roger Ballen é conhecido pela força psicológica das suas imagens, que existem num espaço entre a pintura, o desenho, a instalação e a fotografia. Este “teatro de aparições” representa simultaneamente um afastamento da sua produção anterior e o culminar da sua estética ímpar ligando o processo de criação da imagem e a performance.

Divididos em sete capítulos ou “actos”, estas imagens “Ballenescas” levam o observador  a uma viagem profunda ao subconsciente. Inspirado por desenhos feitos a dedo numa prisão feminina abandonada, Ballen começou a sua experimentação com a aplicação de tintas de spray em vidro. Posteriormente retira a tinta, desenhando com as mãos ou com objectos afiados permitindo assim a passagem da luz natural. Os resultados sugerem pinturas das cavernas pré-históricas: o vidro – espaço escuro e sem dimensão – é a tela na qual Ballen rasga os seus pensamentos e emoções.  Caras fossilizadas e pedaços de corpos desmembrados convivem inquietantemente com sombras vaporosas e fantasmagóricas – estas imagens têm a capacidade de chocar, inspirar, divertir ,e porque não, absorver o observador. Intemporal e inovador, terreno e alienígeno, físico e espiritual, o seu trabalho transcende todos os conceitos tradicionais da fotografia.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.