Curso de Fotografia – nível iniciação

iniciaçao2013_site02

Com este Curso pretende-se que os alunos dominem as potencialidades da sua máquina e conheçam a fotografia enquanto forma de expressão artística. Por isso o Curso é constituído por aulas teóricas e práticas, havendo ainda lugar à realização de exercícios determinados segundo orientações específicas.

Da matéria a lecionar destaca-se a máquina e os seus comandos, a medição de luz e os efeitos decorrentes da profundidade de campo, congelamento/arrastamento, panorâmicas, escolha de sensibilidades e ISO adequados a cada situação. Pretende-se que os alunos se sintam à vontade a trabalhar com a sua máquina em quaisquer situações, seja de dia ou de noite, com luz natural ou flash.

É alicerce dos nossos cursos a criatividade e a motivação a transmitir aos alunos, entendidas como elementos chave no processo de aprendizagem. Não somos partidários de “dicas” e “receitas”, já que não há duas situações iguais na prática da fotografia. Defendemos antes a compreensão dos processos e, através desta, a resolução das situações que se enfrentam diariamente em fotografia.

Nesta ação de formação os formandos têm uma profunda abordagem à componente estética da fotografia. Não se falará só de fotografia, mas os alunos serão motivados a relacionarem a fotografia enquanto imagem com outras formas de expressão artística, visando uma mais completa educação do olhar, sendo por isso abordadas questões relacionadas com a história de arte, pintura e composição na fotografia, esta vista quer na sua componente mais clássica, pela abordagem de algumas regras, quer mais contemporânea, pela quebra dessas mesmas regras e pela análise e debate dos trabalhos de alguns fotógrafos. Mais informações em https://associacaoportuguesadeartefotografica.wordpress.com/formacao/curso-de-iniciacao-a-fotografia/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Formação APAF, Notícias. ligação permanente.