10ª Edição Novo Banco Revelação

Captura de tela 2014-10-16 às 20.10.49

Amanhã, dia 17, às 22 horas, no Museu de Serralves, no Porto, ocorrerá a inauguração da exposição Novo Banco Revelação 2014. Apresentam os seus trabalhos Patrícia Bandeira, Pedro Henriques, Sofia Lopes Borges e Lúcia Prancha, numa exposição que estará patente ao public até 11 de janeiro. Este ano o júri foi constituído por María Inés Rodríguez (Diretora do CAPC – Musée d’Art Contemporain de Bordeaux), Andre Bellini (Diretor do Centre d’Art Contemporain Genève) e Joe Scotland (Diretor do Studio Voltaire, Londres) que selecionou, por unanimidade, os projetos apresentados.

Em Not otherwise specified, uma instalação multimédia que associa fotografia e vídeo, Patrícia Bandeira parte de um acontecimento real (um grupo de islandeses que admitiu convictamente a autoria de um crime apesar não se lembrar de o ter cometido), para questionar a relação entre a fotografia e a assunção do real. No fundo, como a persuasão coerciva através de imagens pode afetar a nossa perceção da realidade. Escreve a artista sobre este projeto: “ (…) vive da ambiguidade realidade – ficção, presença – ausência, lugar – não lugar”.

No projeto de Pedro Henriques imagens de uma mesa de mistura áudio adquirem um especial interesse visual. Nele, são aplicadas variadas distorções visuais a fotografias técnicas daquele objeto, depois impressas em placas de madeira recortada. Sofia Lopes Borges vai percorrer toda a fronteira de Portugal, desde Caminha a Vila Real de Santo António, captando a paisagem estrangeira que se vê a partir do nosso país. Europa propõe um retrato de Portugal, “mostrando a paisagem visível daquilo que é a Europa”.

Lúcia Prancha desloca-se até à Ilha dos Lençóis, no Nordeste do Brasil, para recolher imagens e informações que lhe permitam fazer um documentário ficcionado sobre um grupo de albinos que acredita habitar um território assombrado por D. Sebastião desde que ele desapareceu em combate na batalha de Alcácer Quibir (1578).

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.