Workshop com Rita Carmo

AC/DC live concert in Est‡dio de Alvalade - Lisboa

Fotografar um espectáculo, seja ele um concerto, dança, teatro ou uma performance, pressupõe extrair, num curto espaço de tempo, imagens que consigam refletir a força e energia do som, a história, ou o movimento passados em cima de um palco, com arte e originalidade, tentando aproveitar toda a construção cénica do palco e trabalho de luz. Sem ser uma situação tecnicamente fácil, é um exercício que depende essencialmente da experiência em situações de luz extrema, que necessitam de resolução sem hesitações e de forma certeira. O momento não se repetirá.

Os tópicos a abordar centram-se em exemplos, episódios que demonstram toda a magia que se vive frente a um palco. A música, como a religião e o futebol, mexe com paixões difíceis de explicar mas incrivelmente interessantes para dissertar.

Durante duas horas Rita Carmo irá falar-nos da sua experiência e dos cuidados técnicos a ter ter em situações reais, da situação do Mercado fotográfico, de aspetos estéticos importantes e relacionados com este género de fotografia. Rita Carmo é fotógrafa dedicada à cena musical há 22 anos. Iniciou a publicação de fotografias no semanário Blitz em 1992 onde permanece como fotógrafa residente. Em 2003 editou pela Assírio & Alvim o álbum fotográfico Altas-Luzes. Em 2004, expôs no 4º Festival Portugais na Fnac Forum Les Halles em Paris. Em 2008, editou com a revista BLITZ o álbum Portugal XXI – Imagens de Sons Portugueses. Em Julho de 2009 expõe no Festival Alive parte do seu trabalho relacionado com concertos ao vivo. Em 2013, edita o álbum Bandas Sonoras – 100 Retratos na Música Portuguesa, pela Chiado Editora. Como free-lancer é responsável por diversas capas de CD’s e imagens de divulgação de músicos portugueses.

Este workshop decorrerá entre as 19.00 e as 21.00 horas. As inscrições são limitadas, podendo as condições serem vistas em https://associacaoportuguesadeartefotografica.wordpress.com/workshops/fotografia-de-espetaculo/

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Formação APAF. ligação permanente.