Arquivo Fotográfico de Lisboa

Document1

Até 11 de maio estará patente no Arquivo Fotográfico de Lisboa a exposição Imagem entre Imagens, uma mostra que nos permite conhecer o acervo do Arquivo, comissariada por José Luis Neto e Sofia Castro. Como todas as mostras deste género chama-nos à atenção para a riqueza dos acervos das instituições, que felizmente são mostrados com alguma regularidade. Neste caso a exposição Imagem entre imagens reúne um conjunto de 43 fotografias da coleção do Arquivo Municipal de Lisboa, abrangendo o periodo inicial da fotografia até à atualidade, podendo serem vistas algumas imagens e fotógrafos que marcam a fotografia portuguesa.

A seleção das imagens invoca o universo da linguagem fotográfica, os próprios materiais de registo, luz, aparelho e emulsões, assim como os principais géneros fotográficos, retrato, paisagem ou vida quotidiana realizadas pelos diferentes autores.

Partindo do princípio que “uma imagem conduz a outra imagem”, criou-se uma sequência em que a singularidade de cada fotografia sugere a outra, ainda que distanciadas no tempo, contexto e autoria,  perspetivando a transversalidade da imagem, como veículo de aproximação e diálogo entre imagens, processos fotográficos e autores” (in folha de sala).

Entretanto, hoje, pelas 18.30, José Luis Neto e Sofia Castro farão uma visita guiada à exposição, o que aconselhamos.

Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.